HTTPS é sinal de website protegido?

HTTPS é a versão mais segura do HTTP (o “S” em HTTPS significa seguro) que adiciona uma camada de segurança ao protocolo, criptografando a transferência de recursos.

HTTPS ou comunicação segura de internet é perceptível nos endereços de sites que utilizam de um símbolo de cadeado que significa que qualquer informação enviada pelo usuário naquele site será criptografada. Chegando ao destinatário pretendido com segurança, impedindo que as informações sejam interceptadas e descriptografadas no caminho por algum cibercriminoso.

Em resumo técnico - HTTPS é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. "Wikipédia"

Com isso, nenhuma informação sensível ou pessoal não deve ser digitada em uma página que não seja protegida por HTTPS, e se o usuário clicar no cadeado, localizado na barra de endereços, obterá mais informações sobre a segurança daquele site, além da exibição de um certificado validado que garante que a empresa é legítima.


Atualmente, a maioria dos navegadores informa ao usuário com facilidade quando estão em alguma página não segura com exibição de um aviso sobre o site. É de escolha do usuário continuar no site ou não, e se manter é importante que não cadastre nenhuma informação que possa comprometer a sua segurança no site.



Mas mesmo que o site esteja protegido com HTTPS não significa segurança 100%, afinal, se o site que receber as informações cadastradas pelo usuário na primeira página não for protegido com HTTPS, os criminosos podem utilizar de seus dados de forma maldosa.


E para sanar qualquer dúvida se o site é confiável ou não, pesquise o nome do site em um mecanismo de busca para analisar os resultados ligados ao website que você deseja navegar. Portanto, as principais dicas para você utilizar de site com segurança são:


01-Tenha cuidado ao inserir informações pessoais e sensíveis;


02-Verifique se o site é protegido por HTTPS;


03-Não foque no texto que está descrito na própria página e procure o cadeado na barra de endereço;


04-Verifque a confiabilidade do site;


05-Observe em erros gramaticais e de ortografia, além de símbolos que podem passar a sensação de estranheza;



Redação: Juliana Neves | Inspiração: We Live Security by ESET